Uma vez por semana, enviamos um resumo contendo os artigos mais populares.
Whats - Organizee

Para você, dentista, que quer gerenciar seu consultório de forma rápida e sem burocracia.

O Organizee ajuda você, Dentista, a visualizar suas consultas de onde estiver, controlar os retornos, atualizar seu caixa, organizar suas contas a pagar e a receber, gerar orçamentos, modificar sua agenda, reduzir o trabalho de sua secretária e gerar mais resultado.

Teste Grátis

Dentistas, como lidar com a inadimplência

Nós dentistas não gostamos muito de lidar com a inadimplência. Concordo que é um assunto delicado, mas você deve compreender que é importante para todos. 

Seja por traços culturais ou pela má organização do setor financeiro, a inadimplência faz parte da rotina de um consultório.

Como agir:


1- Tenha um cadastro atualizado:

 Isto permite uma monitoração do histórico do paciente e facilita a cobrança. Lembre-se que para cobrar é importante ter os dados do paciente e no mínimo uma nota promissória assinada. 

Se precisa compreender mais sobre cadastro, leia este outro artigo - CADASTRO E RELACIONAMENTO COM O PACIENTE

2- Tenha lembretes de cobrança: 

Crie formas de aviso para que você lembre que tem um paciente para cobrar. Neste caso o uso de sistemas de gestão pode lhe ajudar bastante. No caso do Organizee ele avisa na agenda e na página inicial os pacientes que tem para cobrar.

3- Tente descobrir os motivos do atraso:

 Vou te colocar aqui três tipos de motivos para inadimplência.

a) Paciente esta passando por dificuldade financeira momentânea ou porque teve gasto inesperado ou porque perdeu o emprego.
b) Paciente esqueceu, sendo esse motivo muito comum ainda mais quando faz parcelamento longo.
c) Inadimplência por caráter (quando nega a conta, diz já ter pago). Estes não se importam com a cobrança e algumas vezes até ironizam ou agridem verbalmente quem estÁ cobrando.

4- Cobre seus pacientes: 

Sempre que for fazer umA cobrança o ideal é que a primeira seja de forma impessoal. O que quero dizer com isso: Mande um e-mail ou um Whatsapp com o intuito de lembrar a pessoa da parcela vencida ou à vencer. Em um segundo momento ligue mas nunca constranja seu paciente. Lembre-se que o motivo é a cobrança e não perder o paciente. Em um terceiro momento você pode tomar atitudes mais drásticas como cobrança em cartório (no caso de cheques ou notas promissórias) ou protesto em caso de boletos bancários. Existe também a possibilidade de cobrança judicial mas esta pode ter um custo maior.

Precisa de algo que ajude a lembrar os inadimplentes, TESTE  o  ORGANIZEE

5- Ofereça vantagens no pagamento em dia: 

Você pode já pré-programar na sua formulação de preço um desconto para pagamentos em dia. Deixe claro que A inadimplência pode ser um fator para removê-lo deste atendimento diferenciado de parcelamento.

6- Peça uma entrada: 

Isso diminui a perda e também já seleciona o paciente. Normalmente paciente mal intencionado não quer nem dar entrada.

7- Mantenha um relacionamento com o paciente:

 Esteja sempre presente através de dicas de prevenção por exemplo. Essa atitude além de ser útil para o paciente vai fazer com que diminua a probabilidade de esquecimento de uma parcela.


Espero ter contribuído

Lembre-se que o Organizee organiza tuas cobranças através de lembretes diários.

Experimente gratuito clicando ao lado: CADASTRE-SE

Forte abraço

Simone Cainelli