
Oi, eu quero falar contigo sobre um primeiro passo que acredito ser o mais importante para que você possa aproveitar melhor as oportunidades em relação ao consultório.
Ele chama-se Cadastro. Isso mesmo CADASTRO, e deve ser feito a partir do paciente número 1.
Você faz ideia do grau de importância dessa tão simples ferramenta que a grande maioria dos consultórios não dá a mínima?
Através do cadastro você vai poder:
1- Escolher as estratégias para atrair e cativar o seu paciente.
2- Conhecer o seu público.
3- Analisar se o ponto do seu consultório é o ideal.
4- Saber o que passar na TV da sala de espera.
5- Saber quais jornais e revistas ter.
6- Escolher melhor a imagem do seu receituário e cartão de visitas.
7- Responder a pergunta: Preciso ter um site e ter uma Fanpage (pag Facebook)?
8- Determinar com que margem de lucro vai trabalhar na sua planilha de custos.
9- Campanhas de marketing mais certeiras.
10- Relacionamento.
Entre tantas outras, pois isso é só o começo do poder que dá ter um cadastro repleto de informações.
Vou neste artigo falar sobre o relacionamento.
O relacionamento com as pessoas é tudo. Seu consultório e você precisam relacionar-se com o paciente . Isto é, saber as coisas que ele gosta e suas preferências a fim de levar a ele o que ele precisa.
Qualidade e bom atendimento não são mais diferenciais de um consultório, são obrigação. Hoje, relacionamento é o diferencial e um cadastro organizado vai te propiciar isso.
Relacionamento constrói-se a partir de um bom cadastro pelo simples motivo:
“Temos um melhor controle sobre aquilo que conhecemos”
OK, mas aí você pode questionar: Já cansei de preencher cadastro em lojas, hotéis entre outros tantos e nunca vi nenhuma vantagem para mim nisso. Nunca me senti beneficiado.
Então eu te respondo com outra pergunta:
Você acha que informações detalhadas e atualizadas definitivamente fazem do cadastro de clientes seu grande aliado para os negócios?
Eu não sei qual a sua resposta, mas é CLARO QUE NÃO. De nada adianta toda a informação detalhada se você tropeçar na desorganização do cadastro.
Pior do que não ter dados, é não ter dados de forma funcional.
Não existe nada mais importante do que a informação que temos sobre aqueles com quem nos relacionamentos e o que fazemos com esta informação.
Paciente gosta de relacionamento! Aliás, ele te dá a oportunidade de relacionar-se com ele, quando te passa os dados para contato. Agarre essa oportunidade.
Há diversas formas de fazer um cadastro, desde a utilização de Sistemas digitais, até as famosas planilhas de papel, tendo como intermediário das duas as planilhas de Excel.
Tudo funciona, é claro, mas para conseguir a eficiência desejada, recorrer à tecnologia é o melhor negócio. É sempre bom pensar em quanto vale sua hora de consultório, pois assim consegue visualizar que um software torna-se barato.
No mercado tem muitos softwares e aplicativos feitos especialmente para o seu tamanho e seu bolso. Então pare de procrastinar decisões que só lhe levarão ao próximo degrau.
Se você precisa organizar seu cadastro de pacientes, conheça o Organizee. Experimente ele por 7 dias gratuitos e verá o poder que terá em suas mãos.