
Normalmente os clientes não finalizam um orçamento por depender da opinião de outra pessoa para fechar negócio com você. Isso não está certo.
Primeiro, porque você está deixando a decisão nas mãos do paciente, e, segundo, porque você pode estar perdendo uma venda.
A seguir, vou te indicar dois passos muito úteis para levar ao fechamento do orçamento:
1. Marque o próximo contato
Paciente ficou de responder pois precisava de uma opinião. Ligue e veja se a decisão já foi tomada.
Caso o paciente ainda tenha dúvidas, peça se ele não quer tirar as dúvidas com o especialista, trazendo alguém de confiança junto na consulta para tomarem uma decisão.
90% das pessoas confiam na recomendação de outras pessoas. O mesmo vale se ela estiver acompanhada e a outra pessoa gostar do profissional.
Faça uma boa consulta e terá 99% de chance desse paciente já marcar o procedimento com você (marque um dia para a ligação decisiva, em que a secretária vai confirmar resposta positiva ou negativa).
2. Ligando após consulta com especialista
Ligue na data combinada para confirmar fechamento do orçamento. Se a resposta for negativa, peça para sua secretária pegar um feedback do porquê o paciente não fechou. Nem sempre a resposta será positiva, portanto, aproveite para aprender com o “não”.
Caso o paciente ainda esteja com dúvidas, é papel da secretária deixar o paciente seguro e confiante sobre o tratamento/procedimento. Explicando a importância/riscos/benefícios, deixando claro novamente que o Dr. Fulano é ESPECIALISTA e que já fez mais de “X” vezes tratamentos como esse.
Espero que tenha te ajudado a como agir frente a uma situação tão corriqueira do consultório e que é uma das principais causas de não fechamento de orçamento. Até o próximo artigo.
Brenda.