
Gestão é uma maneira efetiva de assumir o controle de oportunidades dentro de uma organização, podendo utilizar todos os recursos existentes com eficiência.
Neste caso sempre que eu me referir a organização ou negócio quero que visualize seu consultório ou clínica odontológica e quero que sempre remeta a leitura e a aplicabilidade nele. Começar a ter essa visão é o primeiro passo.
Gestão refere- se ao processo de determinação e orientação do caminho a ser seguido para atingir seus objetivos compreendendo um conjunto de decisões, liderança, motivação, avaliação, análises e ações.
O consultório que utilizar essa ferramenta terá meta e foco mais claros, colaboradores mais autoconfiantes com maior desempenho e naturalmente uma diferenciação da sua posição no mercado.
Os Dentistas precisam adaptar-se as condições de mercado para compreender seu negócio, por esse motivo tecnologias organizacionais como um sistema de gestão para consultórios odontológicos tornam-se ferramenta tão essencial.
A imprevisibilidade deixa claro que para se alcançar a eficácia, não se deve seguir um único modelo organizacional, pois diferentes ambientes requerem diferentes modelos e para saber qual modelo a seguir você deverá no mínimo conhecer o seu consultório.
Por isso enfatizo novamente a importância de tecnologias organizacionais , pois o ambiente é muito mutável, logo:
“...configura-se às organizações utilizar instrumentos de gestão que lhes garantam certo nível de competitividade atual e futuro”. (Brandão e Guimarães, 2001, p. 9).
Citarei aqui 3 tipos de gestão para que você comece a se familiarizar com essas ferramentas e é importante salientar, que elas são intimamente interligadas e dependentes uma da outra para que se obtenha sucesso.
1- Gestão Interpessoal: Trabalha a sua capacidade de conhecer, interagir e relacionar-se com outras pessoas. Entender o que elas querem e precisam.
2- Gestão Comercial: A importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços particulares na eficiência das vendas e atendimento ao cliente. Técnicas e estratégias de relacionamento com o cliente, assim como conhecimento das características e hábitos de consumo deles também devem fazer parte do leque de conhecimentos da gestão comercial. A análise da concorrência e definição de métodos para o estabelecimento de preços e promoções fazem parte desse modelo de gestão.
3- Gestão Financeira: Compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos, que envolve desde o planejamento, análise e controle das atividades financeiras do consultório. Visa maximizar os resultados econômicos e financeiros decorrentes das atividades operacionais. Assim sendo, a função da gestão financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos.
Nessas três situações acima um sistema de gestão para consultórios odontológicos torna-se um complemento de muita valia.
Para concluir ,lembro que estamos na era da sustentabilidade e precisamos ter consciência de que apenas o planeta tem recursos limitados, já o “planeta” cérebro tem espaço ilimitado.
Então, vamos alimentá-lo a nosso favor , tomando posse do conceito de que a gestão de um consultório deve ser considerada como um pilar do fator de sucesso do negócio e que a tecnologia é a principal aliada.
Ainda que muitos dentistas tenham a confiança de que o seu serviço ou tamanho de mercado sejam mais importantes, a verdade é que apenas esses dois pontos não sustentam o consultório por muito tempo.
Forte abraço
Simone Cainelli